Ao longo do primeiro semestre de 2022, os estudantes do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio da Escola Capital do Saber entraram em contato com as Trilhas Específicas de Aprendizagem, conforme propõe a nova Base Nacional Comum Curricular. Assim, dentre as opções oferecidas, escolheram “Muito além da influência: argumentação na linguagem”, ministrada pelas professoras Fabiana Wentz e Mariana Molina Munhoz, e “Fechando a conta: desenvolvendo a consciência financeira”, ministrada pelas professoras Cristiana Monique Feltes Sivert e Joseane Hahn.
Foi na trilha da área de Linguagens que surgiu a ideia de proporcionar aos estudantes o contato com profissionais da área da comunicação. Devido ao fato de analisarmos linguagem e argumentação, de estudarmos os gêneros discursivos presentes no meio jornalístico, bem como distinguir fatos de fake news, julgou-se importante também compreender o funcionamento de um jornal, conhecer os profissionais e o processo de preparação do material até a impressão e entrega aos leitores. Assim, ao visitarmos o Jornal Primeira Hora, fomos muito bem recebidos pela diretora Sirlei John e pelos colaboradores, que prontamente nos explicaram suas funções. O bate-papo foi dinâmico e interessante, e de onde surgiu a oportunidade de publicação de uma página de jornal, como culminância da Trilha “Muito além da influência: argumentação na linguagem”.
O novo ensino médio busca a valorização das áreas específicas, a fim de auxiliar os adolescentes a encontrarem seus caminhos e cabe a nós conduzi-los nesse processo. Para os estudantes, assim como para nós, professoras, esse processo de ensino-aprendizagem é muito válido, uma vez que lhes foi proporcionada uma experiência para além da sala de aula, uma prática social, cujos textos produzidos pelos próprios estudantes foram publicados no jornal da nossa região. O texto ganha mais sentido para aquele que escreve quando sai do contexto professor-aluno e passa a ser compartilhado com a comunidade.
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